Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resenha: A sociedade literária e a torta de casca de batata

Sinopse - A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Autoras: Mary Ann Shaffer
              Annie Barrows
O título conta a história de Juliet Ashton, uma escritora em busca de um tema para seu próximo livro. Ela acaba encontrando-o na carta de um desconhecido de Guernsey, Dawsey Adams, que entra em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. Começa aí uma intensa troca de cartas a partir da qual é possível identificar o gosto literário de cada um e o impacto transformador que a guerra teve na vida de todos. As correspondências despertam o interesse de Juliet sobre a distante localidade e narram o envolvimento dos moradores no clube de leituras – a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata –, além de servirem de ponto de partida para o próximo livro da escritora britânica.


O clube, criado antes de existir de fato, foi formado de improviso, como um álibi para proteger seus membros dos alemães. O que nenhum dos integrantes da Sociedade imaginava era que os encontros pudessem aproximar os vizinhos, trazer consolo e esperança e, principalmente, auxiliar a manter, na medida do possível, a mente sã. As reflexões e as discussões a respeito das obras os livraram dos pensamentos sobre as dificuldades que enfrentavam e ainda serviram para aproximar pessoas de classes e interesses tão díspares, de pescador a frenólogo, de dona de casa a enfermeira.

Instigada pela força dos depoimentos, a jornalista decide visitar Guernsey, onde a convivência com as pessoas que conheceu por cartas e a descoberta sobre as experiências dos ilhéus lhe dão uma nova perspectiva. A viagem proporciona à escritora mais do que material para seu livro. Guernsey oferece a chance de recomeçar após a Guerra, fazer amizades sinceras e encontrar o amor – em suas diversas formas. O que ela encontra por lá, e as relações que trava, mudam sua vida para sempre.



   A primeira coisa que me chamou atenção e me fez querer ler esse livro, foi o titulo que é do tipo que deixa a gente curioso, não é mesmo? A segunda coisa foi o tema, acho que já falei pra vocês sobre como historias relacionadas a segunda guerra mundial me chamam atenção. 
   O livro se passa logo após a guerra e logo nas primeiras páginas é retratada a destruição que ela causou, tanto na bela cidade de Londres quanto na vida das pessoas, a partir daí conhecemos Juliet e logo depois somos levados a conhecer um outro lugar chamado Guernsey  que também sofreu com a guerra, conhecemos os moradores daquela ilha e vamos descobrindo através das cartas junto com Juliet como a guerra afetou a vida de cada um e como eles encontraram conforto e se aproximaram uns dos outros através da leitura.
     O livro é muito interessante, a história é contada através de uma coletânea de cartas, que são trocadas entre os personagens, isso torna a leitura bem diferente e dá a sensação que a gente tá lendo a correspondência de Juliet, o único ponto negativo das cartas  é que embora tenha as datas e o remetente, em alguns momentos fica confuso, por que são muitas cartas de muitos personagens, mas não é nada que prejudique a leitura.
     A história é bem construída e cada personagem tem sua personalidade e carrega as suas marcas da ocupação. 
"Minha querida Juliet, também tenho a impressão que a guerra não acaba nunca. Quando meu filho, Ian, morreu em El Alamein – junto com o pai de Eli, John —, as visitas vinham me dar pêsames e, achando que isso iria me consolar, diziam: “A vida continua”. Que bobagem, eu pensava, porque é claro que ela não continua. É a morte que continua; Ian está morto agora, estará morto amanhã e no ano que vem e para sempre. Não existe fim para isso mas, talvez, haja um fim para o sofrimento que isso causa."
De Amelia para Juliet, 10 de abril de 1946


     O livro é divertido e emocionante e embora os acontecimentos  sejam bem calmos e aconteçam de forma devagar a leitura não se tornou chata em nenhum momento.
     Outra coisa que me chamou atenção é a descrição que o livro faz da ilha de Guernsey, parece ser um lugar simplesmente maravilhoso. 
      Mas o que mais me marcou ao ler esse livro foram as muitas  lições sobre amizade e companheirismo em tempos difíceis que ele traz, se vocês ainda não leram  eu recomendo..

Nota:  A autora Mary Ann Shaffer morreu em 2008, pouco tempo depois do livro ser lançado.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário