Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

resenha:O Mário que não é de Andrade


Sinopse - O Mário que não é de Andrade - Luciana Sandroni

Os dois protagonistas desta história são xarás. Mário, o garoto, vive num mar de prédios; o pai mora na Alemanha, a mãe está terminando uma tese interminável - e tudo o que ele quer é ´esquecer de tudo´. Mário, o de Andrade, morava numa cidade ´lambida pela igarapé Tietê´ e gostava de viajar para redescobrir o Brasil; era poeta, romancista, pesquisador, professor de piano, musicólogo... etc, etc. Deixou uma obra de importância capital para a cultura brasileira.
Os dois se encontram neste livro, construído por Luciana Sandroni a partir de cartas, poemas, romances e outros textos de Mário de Andrade. Enquanto narra sua história ao garoto Mário, o autor de Macunaíma descreve-lhe o movimento modernista no Brasil e seus principais marcos, como a Semana de Arte Moderna. O garoto acaba entendendo o que é que é que a mãe tanto estudava, além de compreender por que Mário de Andrade é não só um artista genial, mas um dos grandes pensadores do Brasil.



Quando comecei a ler o livro, achei que seria uma biografia de Mario de Andrade , e de fato é uma  biografia mais não uma biografia  cansativa , onde o autor coloca um monte de acontecimentos e a gente fica perdida, essa biografia é na verdade super divertida , creio que a autora teve como intenção fazer com que os leitores  se interessassem  pela vida de Mario , e pra isso acontecer luciana( a autora) usou toda a sua criatividade, ela não despejou sobre quem ler a vida dele , mais ela criou uma história em cima da sua história, criou um menino que recebeu o mesmo nome do famoso autor mais que não quer  nem saber de nada disso, tudo que ele quer e  passear com a mãe e  esquecer que o pai mora na Alemanha e está sempre  longe dele.mais a vida de Mário(menino) , muda quando vai com a mãe até uma casa em que o escritor morou , é nesse dia que coisas mágicas começam a acontecer cada vez que ele entra no  quarto de mario começa a voltar no tempo  , ele encontra se  com Mário bebê , assim sem explicação ,fica assustado , e todos os dias volta a casa e encontra Mário em fase diferente da vida  , no começo o menininho tenta entender mais depois ver que isso é impossível. os dois Marios começam a sererem amigos e a cada dia acontece uma nova descoberta, é nesse  ponto  que a autora começa a colocar os acontecimentos , em cada visita do menino alguma coisa acontece na vida de Mário , ele acompanha cada passo do autor , as suas viagens , as suas idéias revolucionarias e até a sua morte , no final Mário de Andrade deixa de ser para aquele outro mario só uma figura historica e passa a ser um amigo , na verdade ele passa a ser um amigo de quem ler o livro também , você conhece não a história de um escritor famoso que viveu a muito tempo atrás mas conhece a história de uma  pessoa que se tornou proxima a você, o livro é maravilhoso fiquei  encantada com o trabalho da Luciana e encantada com o mário nunca tinha  parado pra conhecer a história dele, e esse livro me fez conhece-la da melhor forma possível . entrou na minha lista de favoritos , e vocês já  leram? comentem!


11 comentários:

  1. que legal foi o unico resumo que eu achei obrigado

    ResponderExcluir
  2. Socorrooooooooooooooooooooooooooooooooo, vou fazer uma prova oral de red. e n tenho o livro me ajuda!!!!1
    Personagens Principais:
    Personagens Secundários:
    Onde ocorre a história:
    Quando ocorre a história:
    Descrição dos personagens:
    Resumo:
    Opnião:
    OBG!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei la vc deve ler o livro que vc vai descobrir tudinho!esse resumo e muitonbom vou utilizalo vlw!

      Excluir
    2. Oxe coitado do garoto/garota decha ele coitado e vc ta toda errada....mudando de assunto amei este resumo

      Excluir
    3. Cara vc ta pensando q a gente ta no yahoo?vai le o livro e pensa nas suas perguntas!

      Excluir
    4. Ss eu ja li e muito legal mesmo!mas achei muito triste a parte em que mario morre!

      Excluir
    5. Personagens principais:mario,mario de andrade,a mae,e senhor Décio.
      Secundarios:o pai a familia do mario de andrade(pais,tias,irmaos,
      Pai....
      A historia ocorre um pouco em cada tempo:no parque,na casa de mario e principalmente no quarto de mario de andrade...
      A historia ocorre em tempos diferentes antigamente e atualmente...
      Nao tem mts descricoes mas na capa do livro da para ver q mario tem olhos claro e cabelos loiros agoro o resto dos personagens eu n sei foi mau!
      O resumo esta neste site!
      A minha opiniao e que q esse livro e muito bom e divertido e adorei conhecer a historia do mario de andrade!amei este resumo!parabens!

      Excluir
  3. mais ou menos, mas gostei da decoração!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa eta tudinho resumido amei vo usa ele pra minha roda de contacao de historia!vlw gente vo tira 8,0

    ResponderExcluir
  5. Quem me ajudar eu agradeço muitoo

    ResponderExcluir
  6. gosteii do resumo,na verdade amei kkk

    ResponderExcluir